fbpx
ArduinoNovidade

Medindo temperatura do ambiente com termistor NTC e Arduino

Um termistor é um dispositivo elétrico que tem sua resistência alterada termicamente, em outras palavras, sua resistência muda conforme a temperatura do ambiente.

Esse dispositivo é amplamente utilizado para controlar e/ou alterar a temperatura em dispositivos eletroeletrônicos, como termômetros, circuitos eletrônicos de compensação térmica, dissipadores de calor, ar-condicionados, entre outros.

Os termistores podem ser classificados em PTC e NTC. No termistor do tipo PTC (do inglês, Positive Temperature Coefficient) sua resistência elétrica aumenta sensivelmente com o aumento da temperatura. Por sua vez, no NTC (do inglês, Negative Temperature Coefficient) sua resistência diminui sensivelmente à medida que a temperatura aumenta.

Para medir temperatura normalmente utiliza-se os termistores do tipo NTC. Existem termistores NTC de diversos valores disponíveis no mercado, no entanto o mais comum é o de 10K. A Figura 1 ilustra um termistor NTC e sua simbologia.

A imagem mostra de maneira real um Termistor NTC e sua simbologia
Figura 1 – Termistor NTC e sua simbologia.

O intuito deste projeto é utilizar o sensor de temperatura termistor NTC de 10 K para medir a temperatura do ambiente em conjunto com a placa Arduino. O valor da temperatura medida deverá ser exibido no monitor serial do software Arduino IDE.

Para isso, vamos utilizar biblioteca “Thermistor.h” que implementa as funcionalidades de um termistor NTC e suas aplicações de forma mais simples.


MATERIAIS NECESÁRIOS


ESQUEMÁTICO DE LIGAÇÃO DOS COMPONENTES

Conecte os componentes na protoboard como ilustra a Figura 8. Verifique cuidadosamente os cabos de ligação antes de ligar sua placa UNO. Lembre-se que a placa UNO deve estar desconectada enquanto você monta o circuito.

A imagem mostra de maneira ilustrativa o funcionamento de um circuito NTC.
Figura 2 – Circuito para projeto medir temperatura do ambiente com o termistor NTC.

Ao montar seu circuito na protoboard preste atenção nos seguintes pontos:

  • Assim como os resistores, o termistor NTC não possui polaridade;
  • Um terminal do termistor NTC deve ser conectado ao 5 V e o outro ao pino analógico da placa UNO, neste caso usamos o pino A4. Conectamos também uma resistência de 10 kΩ entre o pino A4 e o GND da placa UNO.


ELABORANDO O CÓDIGO

O principal intuito deste projeto é a utilização do termistor NTC de 10K para medir a temperatura do ambiente. No entanto, vamos mostrar como adicionar uma biblioteca no Arduino IDE. Uma das grandes vantagens na utilização das placas Arduino é a diversidade de bibliotecas disponíveis gratuitamente que podem ser utilizadas na construção de seus projetos.

Desta forma, vamos proceder a instalação da biblioteca específica para utilização do termistor. Esta biblioteca encontra-se disponível para download no seguinte link:

www.blogdarobotica.com/bibliotecas/thermistor

Após realizar o download da biblioteca, vamos instalá-la por meio do seguinte caminho: Toolbar > Sketch > Incluir biblioteca > Adicionar biblioteca ZIP, conforme ilustra a Figura 3.

A imagem ilustra como se faz para incluir biblioteca na arduino IDE
Figura 3 – Caminho para incluir biblioteca no Arduino IDE.

Com a biblioteca instalada, feche o Arduino IDE e abra-o novamente. Feito isso, vamos a programação do nosso Sketch:

O primeiro passo é a inclusão da biblioteca do termistor no editor de texto por meio da instrução #include <Thermistor.h>.

Em seguida, criamos o objeto temp do tipo Thermistor e atribuímos os sinais do pino A4 a ele. Este objeto receberá os dados brutos vindos da porta analógica A4;

No setup, inicializamos a comunicação serial por meio da instrução: Serial.begin(9600).

No loop, criamos a variável inteira temperature que será responsável por armazenar o valor da temperatura calculada pela biblioteca.

Logo após, imprimimos no monitor serial o texto “Temperatura: ”, o valor da temperatura calculada e armazenada na variável temperature e o texto ºC.

Por fim, é dado um intervalo de 1 segundo entre as leituras;

O programa do projeto proposto encontra-se detalhado a seguir:

#include<Thermistor.h>//Inclusão da biblioteca Thermistor

Thermistor temp(4);//Atribui o pino analógico A4, em que o termistor está conectado, a variável temp

void setup() {
  Serial.begin(9600);//Inicializa a comunicação serial
}

void loop() {
  int temperatura = temp.getTemp();//Variável do tipo inteiro que recebe o valor da temperatura calculado pela biblioteca
  Serial.print("Temperatura: ");//Imprime na serial o texto "Temperatura"
  Serial.print(temperatura);//Imprime na serial o valor da temperatura calculada
  Serial.println("°C");//Imprime na serial "ºC"
  delay(1000);//Intervalo de 1 segundo
}

Espero que tenham gostado deste tutorial. Em caso de dúvidas deixe seu comentário abaixo.

Att.,

Carol Correia Viana

Dúvidas? Deixe seu comentário

Bacharel em Engenharia Elétrica com ênfase em Eletrônica, mestra em Engenharia Industrial e especialista em Docência com ênfase em Educação Inclusiva. Atua no setor de Desenvolvimento de Produtos na Casa da Robótica. Editora chefe e articulista no Blog da Robótica. Fanática por livros, Star Wars e projetos Maker.

Carol Correia Viana

Bacharel em Engenharia Elétrica com ênfase em Eletrônica, mestra em Engenharia Industrial e especialista em Docência com ênfase em Educação Inclusiva. Atua no setor de Desenvolvimento de Produtos na Casa da Robótica. Editora chefe e articulista no Blog da Robótica. Fanática por livros, Star Wars e projetos Maker.

Deixe uma pergunta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.