Gravando código no Attiny85 USB Digispark
Olá pessoas, tudo em ordem?
No tutorial de hoje será explicado como gravar códigos no Attiny85 USB Digispark utilizando a IDE do Arduino.
Lista de materiais necessários:
Pré-requisitos:
- Ter instalado o Java;
- Ter instalado a IDE do Arduino (Os testes realizados foram feitos na IDE 1.6.5 e 1.6.8);
- Ter o Attiny85 USB Digispark;
- Ter uma conexão com internet.
Tutorial
1º Passo: Abra a IDE do Arduino e vá no menu File, depois em Preferences.
2º Passo: Com a janela de Preferências aberta, atente-se para a opção Additional Boards Manager URLs: e Clique no local indicado na Imagem abaixo:
3º Passo: Na janela que for aberta cole a seguinte URL e dê OK. Pode dar OK na janela de Preferências também.:
http://digistump.com/package_digistump_index.json
4º Passo: Vá no menu Tools, depois em Board e em seguida Board Manager…
5º Passo: Na janela que for aberta, procure por Digistump AVR Boards by Digistump e clique em Install
Aguarde o Download ser concluído:
Após o término, aparecerá a palavra Installed e com isso, você pode fechar a janela.
Durante a instalação, aparecerá os drivers que devem ser Instalados. Atente-se para instalar todos eles corretamente. Caso a janela abaixo não apareça você pode baixar os driver manualmente através do link: Clique Aqui. Descompacte o arquivo e clique em DPinst64.exe se seu Windows for 64 bits ou DPinst.exe se for 32 bits.
6º Passo: Agora, volte no menu Tools, vá em Board e desça até a opção Digispark (Default – 16.5mhz)
Pronto, a sua placa foi selecionada.
Caso deseje ver alguns exemplos que também foram instalados, vá no menu File, depois em Examples e verás vários exemplos para o Digispark:
Testes – Bom, agora que tudo foi instalado, vamos realizar um teste Básico. Não usaremos nenhum exemplo pronto da Digispark, e sim, usar o bom e velho Blink para piscar o Led que já vem na placa, no pino 1.
O código usado no exemplo será o seguinte:
int porta = 1; //Inicia uma variavel do tipo inteiro que receber o valor da porta, no caso, porta 1
void setup() {
pinMode(porta, OUTPUT); //Declara a porta 1 como saida
}
void loop() {
digitalWrite(porta, HIGH); //Deixa a porta 1 em nivel logico alto
delay(100); //Aguarda 100 milissegundos
digitalWrite(porta, LOW); //Deixa a porta em nivel logico baixo
delay(100); //Aguarda 100 milissegundos
}
OBS: Por padrão o código que vem na placa é um blink (pisca led) com frequência de 1 segundo, por este motivo o código acima apresenta uma frequência menor entre acender e apagar o led, no caso, a cada 100 milissegundos.
IMPORTANTE: Você só deve conectar o Attiny85 USB Digispark à porta USB do seu computador quando uma notificação for exibida na IDE do Arduino. Diferentemente do Arduino, você não precisa selecionar a Porta no qual ele está conectado, pois isso é feito de maneira automática. Você deve compilar o código e, em seguida, clicar em Upload e aguardar pela mensagem que informa que você deve conectar o microcontrolador na porta USB.
A mensagem acima é: Running Digispark Uploader…
Plug in device now… (Will timeout in 60 seconds)
E significa que agora é hora de conectar o Attiny85 na USB do computador e que você tem 60 segundos para isso, caso contrário o código não será upado para o microcontrolador. Por tanto, plugue a placa no USB antes de exceder os 60 segundos. Se tudo ocorrer bem você verá as seguintes mensagens:
Dependendo da versão da IDE utilizada a mensagem pode variar, mas verifique se recebeu uma mensagem de Thank You! Que significa que tudo ocorreu bem.
Agora olhe para a sua placa e note que o LED pisca a cada 100 milissegundos.
Pronto, agora que você já sabe como efetuar a gravação de código no seu Attiny85 USB Digispark faça muitos projetos incríveis e mostre pra gente no nosso Facebook.
Não funcionou? Tem dúvidas? Deixe uma mensagem logo abaixo, que assim que possível responderemos,
Obrigado!
Atenciosamente, Kleber Bastos.
Bacharel em Engenharia de Computação. Um dos criadores do Blog da Robótica. Faz parte da equipe Casa da Robótica desde 2017. Apaixonado por tecnologias e pelas “loucuras” que é possível criar usando microcontroladores e impressoras 3D. Ex-BBB, mas isso é uma longa história... que poderá ser contada posteriormente.