Como programar a Raspberry pi pico no Arduino IDE
A Raspberry Pi Pico é uma placa de desenvolvimento composta pelo microcontrolador RP2040. Adequada para diversas aplicações, desde a criação de dispositivos simples até projetos mais complexos, a Raspberry Pi Pico combina hardware robusto, eficiência energética e flexibilidade de programação. A placa pode ser programada tanto em C/C++ quanto em Python.
Este tutorial tem como objetivo demonstrar como programar a Respberry Pi Pico em C/C++ usando o Arduino IDE.
Para obter mais informações sobre características e especificações técnicas da placa, acesse o nosso post Conhecendo a Raspberry Pi Pico.
MATERIAIS NECESSÁRIOS
1x Raspberry Pi Pico RP2040
1x Cabo Micro USB
CONFIGURANDO O ARDUINO IDE PARA PROGRAMAR A RASPBERRY PI PICO
Antes de começar a programar, precisamos preparar o Arduino IDE para que reconheça a placa Raspberry Pi Pico. Para isso, abra o Arduino IDE e acesse: Arquivo > Preferências (Figura 2). Em seguida, copie a URL abaixo e cole na caixa de URLs adicionais para Gerenciadores de Placas, que fica localizada na parte inferior da janela.
https://github.com/earlephilhower/arduino-pico/releases/download/global/package_rp2040_index.json
Em seguida, navegue até o Gerenciador de Placas através do caminho Ferramentas> Placa> Gerenciador de placas, ou use o atalho Ctrl+Shift+B.
No campo de pesquisa, busque por “Pico”. Em seguida, na opção “Raspberry Pi Pico/RP2040”, clique em INSTALAR. Prossiga com a instalação.
Para verificar se a instalação ocorreu corretamente, acesse novamente Ferramentas > Placas > Raspberry Pi Pico/RP2040.
EXEMPLO DE PROGRAMAÇÃO DA PLACA RASPBERRY PI PICO NO ARDUINO IDE
Para começar a programar a Raspberry Pi Pico no Arduino IDE, conecte a placa ao seu computador, por meio de um cabo Micro USB, enquanto mantém pressionado o botão BOOTSEL, para ativar seu modo de programação.
No Arduino IDE, acesse Ferramentas > Placas > Raspberry Pi Pico/RP2040, e selecione a placa Raspberry Pi Pico. Em seguida, configure a porta de comunicação, conforme a Figura 7.
COMO GRAVAR UM CÓDIGO
Agora, vamos carregar o código Blink (Pisca LED) para a Raspberry Pi Pico. Para isso, abra o código de exemplo disponível no caminho Arquivo>Exemplos>01.Basics e clique em Blink.
Logo após, uma nova janela será aberta contendo o seguinte código:
/*
Blink
Turns an LED on for one second, then off for one second, repeatedly.
Most Arduinos have an on-board LED you can control. On the UNO, MEGA and ZERO
it is attached to digital pin 13, on MKR1000 on pin 6. LED_BUILTIN is set to
the correct LED pin independent of which board is used.
If you want to know what pin the on-board LED is connected to on your Arduino
model, check the Technical Specs of your board at:
https://www.arduino.cc/en/Main/Products
modified 8 May 2014
by Scott Fitzgerald
modified 2 Sep 2016
by Arturo Guadalupi
modified 8 Sep 2016
by Colby Newman
This example code is in the public domain.
https://www.arduino.cc/en/Tutorial/BuiltInExamples/Blink
*/
// the setup function runs once when you press reset or power the board
void setup() {
// initialize digital pin LED_BUILTIN as an output.
pinMode(LED_BUILTIN, OUTPUT);
}
// the loop function runs over and over again forever
void loop() {
digitalWrite(LED_BUILTIN, HIGH); // turn the LED on (HIGH is the voltage level)
delay(1000); // wait for a second
digitalWrite(LED_BUILTIN, LOW); // turn the LED off by making the voltage LOW
delay(1000); // wait for a second
}
Por fim, clique em Carregar e aguarde a compilação e o envio. Durante esse processo, uma janela abrirá e fechará, pois a placa será reiniciada. Quando ela está no modo de programação, é reconhecida como um dispositivo de armazenamento USB.
Quando o código Blink for enviado, o LED interno da Raspberry Pi Pico começará a piscar, como no vídeo abaixo.
Espero ter ajudado, e em caso de dúvidas, deixe seu comentário abaixo!
Graduando em Engenharia da Computação pela Faculdade Independente do Nordeste. Estagiário do setor de desenvolvimento da Casa da Robótica.