fbpx
ESPNovidade

Como programar a placa NODEMCU ESP8266 no Arduino IDE

Olá pessoal!

Preparamos esse tutorial para você que está iniciando no mundo do ESP8266. Nele, você vai aprender como fazer a instalação e configuração do Arduino IDE no Windows para fazer a programação da sua placa NODEMCU ESP8266.

Atualmente, existe uma variedade de plataformas de desenvolvimento que podem ser utilizadas para programar o ESP8266, como o Espruino (linguagem JavaScript SDK) e o firmware emulado Node.js, ESPlorer IDE (linguagem Lua) e o Arduino IDE (linguagem C / C++).

Dentre estas plataformas de desenvolvimento, o Arduino IDE tem sido bastante recomendado, principalmente por ser um ambiente de programação gratuito bastante difundido e de fácil utilização. Além disso, o uso do Arduino IDE também é facilitado devido a grande quantidade de bibliotecas, livros e tutoriais gratuitos disponíveis na internet.


Download e Instalação do Arduino IDE no Windows

A seguir, você encontrará o passo a passo para instalar o Arduino IDE no seu computador Windows.
1. Acesse o link https://www.arduino.cc/en/Main/Software#download e escolha a opção “Windows Installer, for Windows XP and up”;

2. Salve o arquivo do download e aguarde;

3. Após conclusão do download, clique com o botão direito sobre o arquivo baixado e o execute como administrador;

4. Após isto, aparecerá uma tela do Controle de Conta do Usuário solicitando permissão para instalação do Arduino IDE com a seguinte mensagem “Deseja permitir que este aplicativo faça alterações no seu dispositivo?
”. Clique em SIM para iniciar a instalação.

5. A partir de então a tela de instalação do Arduino IDE será iniciada. A primeira ação que deve ser realizada para instalação deste software é aceitar os termos de licença clicando no botão “I Agree”;

6. Em seguida, proceda a instalação;

7. Ocorrendo tudo bem na instalação do Arduino IDE, você pode inicializá-lo através do atalho criado na área de trabalho ou buscando por Arduino no menu iniciar.


Conectando a NODEMCU ESP8266 ao computador

Para saber se o seu computador Windows consegue identificar a placa NODEMCU ESP8266, vamos realizar um teste acessando o Gerenciador de Dispositivos. Uma opção para chegar neste painel é pressionar as teclas “Windows + r”. Assim que o menu executar abrir digite “mmc devmgmt.msc” sem as aspas, como se pode ser observado na Figura 1.

Figura 1: Atalho para acessar o Gerenciador de Dispositivos.

Após digitar esse comando e clicar em “OK” será aberta a tela da Figura 2. Para verificar se o driver da placa NODEMCU ESP8266 foi reconhecido navegue até a opção Portas (COM e LPT) e expanda clicando na setinha ao lado do nome. No exemplo abaixo a NODEMCU ESP8266 foi reconhecida com sucesso pela porta COM de número 5.

Figura 2: Tela do Gerenciador de Dispositivo.

Caso a placa NODEMCU ESP8266 não seja reconhecida pelo seu computador, ela pode aparecer em “Outros dispositivos”, como na Figura 3.

Figura 3: Indicador de que a placa NODEMCU ESP8266 não foi reconhecida.

Isso acontece devido à falta de um driver para a interpretação do dispositivo. Para resolver esse problema veja o nosso tutorial de instalação do driver CP210x, para NODEMCU ESP8266 V2:

Driver CP210x

Caso sua NODEMCU ESP8266 seja da versão 3 (V3) o problema será resolvido com a instalação do driver CH340, para isso acesse o nosso tutorial:


Configurando o Arduino IDE para programar a NODEMCU ESP8266

Antes de começar a programar a placa NODEMCU ESP8266 precisamos realizar algumas configurações no Arduino IDE.
Iniciaremos atualizando o Gerenciador de Placas do Arduino IDE, que é bem simples. Para isso, abra o Arduino IDE e vá para Arquivo>Preferências (Figura 5). Em seguida, copie a URL abaixo na caixa de URLs adicionais para Gerenciadores de Placas, localizada no inferior da janela.

http://arduino.esp8266.com/stable/package_esp8266com_index.json

Figura 5: Atualização do gerenciador de placas no Arduino IDE.

Em seguida, navegue até o Gerenciador de Placas através do caminho Ferramentas> Placa> Gerenciador de placas. No campo de pesquisa busque por ESP8266 e instale o pacote clicando em “Instalar”, conforme Figura 6.

Figura 6: Instalando a NODEMCU ESP8266 no Gerenciador de Placas.

As definições e ferramentas da placa para o ESP8266 incluem um conjunto totalmente novo de gcc, g ++ e outros binários que são razoavelmente grandes, portanto, pode levar alguns minutos para baixar e instalar. Depois que a instalação estiver concluída, um pequeno texto INSTALLED aparecerá ao lado da entrada. Agora você pode fechar o gerenciador de placas.

Para verificar se a instalação ocorreu corretamente acesse Ferramentas> Placas. Busque pela NODEMCU 1.0 (ESP-12E Module), conforme Figura 7.

Figura 7: Placas ESP8266 instaladas.


Exemplo de programação da placa NODEMCU ESP8266 no Arduino IDE

O exemplo mais básico e clássico para iniciar a programação no Arduino IDE com suas placas compatíveis, como a NODEMCU ESP8266, é o Blink ou Pisca LED. O projeto Blink consiste em acionar um LED por meio de um sinal digital. A placa NODEMCU ESP8266 conta com um LED conectado ao pino Digital D0 (GPIO 16) que pode ser utilizado para este teste. Desta forma, não há a necessita de componentes adicionais.
Este e outros exemplos básicos encontram-se disponíveis no próprio Arduino IDE e pode ser acessado através do menu Arquivos ao clicar em Exemplos, conforme mostrado na Figura 8. O Blink pode ser acessado através do caminho: Arquivo > Exemplos > 01. Basics > Blink.

Figura 7: Caminho de acesso ao exemplo Blink para o ESP8266.

Para carregar o código na placa NODEMCU ESP8266 é necessário configurar a placa e a porta de comunicação, conforme a Figura 8.

Figura 8: Configuração da placa e porta de comunicação para programação da placa NODEMCU ESP8266 no Arduino IDE.

Em seguida, basta clicar no ícone Upload, como pode ser observado na Figura 9.

Figura 9: Realizando upload do código Blink para a placa NODEMCU ESP8266.

A transferência do código demorará alguns segundos, mas, logo em seguida, o LED ligado ao pino D0 começará a piscar, ficando 1 segundo desligado e 2 segundos ligado.

Espero ter ajudado,

Obrigada a todos e em caso de dúvidas deixe seu comentário abaixo!

Att.

Carol Correia Viana

Dúvidas? Deixe seu comentário

Bacharel em Engenharia Elétrica com ênfase em Eletrônica, mestra em Engenharia Industrial e especialista em Docência com ênfase em Educação Inclusiva. Atua no setor de Desenvolvimento de Produtos na Casa da Robótica. Editora chefe e articulista no Blog da Robótica. Fanática por livros, Star Wars e projetos Maker.

Carol Correia Viana

Bacharel em Engenharia Elétrica com ênfase em Eletrônica, mestra em Engenharia Industrial e especialista em Docência com ênfase em Educação Inclusiva. Atua no setor de Desenvolvimento de Produtos na Casa da Robótica. Editora chefe e articulista no Blog da Robótica. Fanática por livros, Star Wars e projetos Maker.

Deixe uma pergunta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.