Circuito com massinha de modelar
A forma como ensinamos tem um impacto direto na curiosidade e engajamento dos estudantes. Quando as crianças aprendem experimentando, criando e testando suas próprias ideias, o aprendizado se torna significativo. Esse é o princípio da aprendizagem criativa, proposta por Mitchel Resnick do MIT Media Lab. Essa abordagem, incentiva a exploração prática e a descoberta ativa, tornando o ensino mais dinâmico.
Nas aulas de robótica educacional, a aprendizagem criativa é uma excelente aliada. No entanto, para que essa abordagem seja efetiva, é essencial escolher as ferramentas certas. Ensinar sobre eletricidade e circuitos elétricos para crianças requer materiais que sejam seguros, intuitivos e adequados para as suas habilidades motoras.
O uso da massinha de modelar condutiva é uma alternativa acessível e prática para ensinar os conceitos básicos de eletricidade. Por seu um material fácil de manipular, permite que as crianças criem circuitos elétricos sem a necessidade de fios, soldagem ou conexões completas. Dessa forma, elas podem conectar LEDs, baterias e outros componentes eletrônicos de maneira intuitiva.
Além disso, as crianças adoram massinha de modelar, o que torna a experiência mais divertida. O ato de modelar, tocar, criar, incentiva a experimentação livre e a criatividade, permitindo que as crianças desenvolvam muitos projetos incríveis.
MATERIAIS NECESSÁRIOS
Para construir circuitos elétricos com massinha de modelar será necessário:
- Massinha de modelar condutiva (pode ser feita em casa ou comprada pronta, desde que possua cloreto de sódio (sal) em sua composição);
- LEDs;
- Bateria de 9V;
- Conector clip para bateria de 9V;
- Buzzer ativo (opcional, para sons);
- Motor DC (opcional, para movimento).
PARA SE APLICAR EM SALA DE AULA
Passo 1: Explique às crianças o que é um circuito elétrico. Informe que um circuito é um caminho por onde a eletricidade pode fluir, permitindo o funcionamento de dispositivos elétricos. Para que isso aconteça, é necessário um caminho contínuo formado por materiais condutores e uma fonte de energia. Mostre exemplos de circuitos do cotidiano, como lâmpadas e brinquedos eletrônicos, para facilitar a compreensão.
Passo 2: Apresente os materiais necessários para montar o circuito de massinha. Explique que utilizaremos massinha condutiva (pois contém água e sal, permitindo a passagem da eletricidade), uma bateria (que será nossa fonte de energia) e LEDs (que acenderão para indicar que o circuito está fechado). Também podemos usar fios para facilitar as conexões. Se possível, demonstre a diferença entre materiais condutores e isolantes, mostrando que alguns objetos permitem a passagem da eletricidade, enquanto outros não.
Passo 3: Antes de iniciar a montagem, explique aos estudantes como identificar os terminais do LED. O LED possui dois terminais metálicos:
- O terminal positivo é o mais comprido. O terminal negativo é o mais curto;
- Na bateria, o lado positivo (+) e o lado negativo (-) já vêm indicados. Caso utilize fios para conectar a bateria, siga a convenção de cores: vermelho para o positivo e preto para o negativo.

Passo 4: Para montar o circuito de massinha, siga estes passos:
- Modele duas formas de massinha, garantindo que elas não se toquem diretamente. Uma representará o terminal positivo e a outra o terminal negativo.
- Conecte os fios da bateria à massinha: o fio vermelho (positivo) deve ser inserido em uma das formas de massinha, e o fio preto (negativo) na outra.
- Insira os terminais do LED nas massas separadas: o terminal positivo do LED deve ser inserido na massinha conectada ao fio vermelho e o terminal negativo na massinha conectada ao fio preto.
- Observe o LED acender! Se ele não acender, verifique se os terminais estão corretamente conectados ou se as massas de massinha não estão encostando uma na outra. Caso o LED não funcione, inverta os terminais e teste novamente.
Atenção! Certifique-se de que os polos positivo e negativo não estejam em contato direto, pois isso pode causar um curto-circuito e impedir que o circuito funcione corretamente.
Dica! Utilize materiais isolantes, como papel, madeira, EVA para montagem do circuito, formando um divisor entre o polo positivo e o polo negativo. Na imagem abaixo, podemos observar o caracol, ele tem o seu casco separado por um pedaço de papel, assim, é possível manter o circuito fechado corretamente, sem causar um curto.

Confira aqui algumas inspirações para fazer com o circuito elétrico de massinha.
Passo 5: Após os alunos conseguirem montar e acender o LED, proponha novos desafios. Eles podem testar outros componentes eletrônicos, como:
- Motor DC: Quando conectado ao circuito, ele deve girar.
- Buzzer ativo: Emitirá um som ao fechar o circuito.
- Interruptor de massinha: Criar uma pequena abertura entre as massas para funcionar como um “botão liga/desliga”.
Incentive a criatividade, o engajamento e o interesse dos estudantes pela robótica. Após a atividade, abra um espaço para que compartilhem suas impressões, dificuldades e descobertas. Pergunte o que acharam da experiência, o que funcionou bem e o que poderiam melhorar. Esse momento de troca ajuda a consolidar o aprendizado e estimula a curiosidade para novos desafios.