Como transformar uma luminária tubular LED em uma luminária Smart / Luminária inteligente
Lâmpadas e luminárias inteligentes, ou smart, estão se tornando cada vez mais comuns em nosso dia a dia. Esses dispositivos de iluminação permitem que o usuário os controle remotamente por meio de aplicativos móveis, comandos de voz ou outros dispositivos de automação doméstica. Com suas diversas funções de ambientação, eles oferecem a opção de controlar a intensidade da luz e permitem que o usuário escolha uma cor que torne o ambiente mais bonito e confortável.
Neste tutorial, vamos mostrar como transformar uma luminária tubular LED queimada em uma luminária smart, reaproveitando um material que, de outra forma, seria descartado. Abordaremos desde a seleção dos componentes necessários até a programação e configuração final, garantindo que sua luminária funcione perfeitamente.
MATERIAIS NECESSÁRIOS
1x Placa ESP-12 Nodemcu V3 Wifi 802.11 B/g/n;
1x Ferro de solda;
1x Pasta de solda;
1x Estanho para solda;
1x Fonte 5v;
1x Fita de LEDs endereçável;
1x Luminária tubular LED queimada;
1x Fio Cabinho Flexível de Cobre 0,20mm.
PREPARANDO A LUMINÁRIA TUBULAR QUEIMADA
Primeiramente, escolha sua luminária tubular e certifique-se de ter uma fita de LED endereçável no tamanho adequado para ela. Logo após, vamos preparar a luminária tubular LED queimada para o projeto.
Para começar certifique-se de desligar a luminária da rede elétrica antes de iniciar a desmontagem para evitar acidentes. Logo após, com cuidado, retire os parafusos da parte de trás da luminária tubular LED queimada.
Após remover os parafusos, puxe a tampa lateral no sentido indicado pela seta da Figura 4.
Agora remova o difusor para ter acesso ao interior da lâmpada. Em seguida, remova as fitas de LED e a fonte. Limpe a estrutura da luminária para eliminar poeira e resíduos.
Em seguida, corte duas fitas de LED do mesmo tamanho das que foram removidas.
Antes de colar, observe que as fitas de LEDs possuem setas que indicam a direção da ordem dos LEDs. No nosso projeto, os LEDs seguem da esquerda para a direita na primeira fita e voltam pela segunda, fazendo o caminho reverso. É como se a fita estivesse dobrada; a direção das setas não muda, apenas a posição da fita que está virada para o outro lado.
A primeira fita deve ser conectada à segunda conforme a indicação dessas setas, então preste bastante atenção e ligue 5V ao 5V, GND ao GND e o D0 ao D0.
Agora, podemos fixar as novas fitas de LED no lugar das que foram removidas. O modelo de fita LED que estamos usando vem com uma cola adesiva na parte de trás, portanto, basta tirar o plástico protetor e colar. No entanto, para garantir uma fixação mais firme, recomendamos usar supercola.
Agora, vamos conectar a ESP à fita de LED da nossa luminária. Para isso, siga o esquema a seguir.
ESQUEMÁTICO DE LIGAÇÃO
A Figura abaixo mostra como montar todos os componentes na estrutura da luminária tubular LED, com o circuito desenergizado, siga as ligações indicadas.
Observação: Para as conexões de alimentação, precisamos fazer um Y com o fio positivo e o negativo. Em cada fio, um lado deve ter uma única ponta, enquanto o outro lado deve ter duas pontas. Desse modo, cada fio terá uma ligação 3 pontos.
– O GND da placa ESP deve ser conectado ao GND do primeiro LED da fita e ao GND da fonte de alimentação;
– O positivo da fonte deve ser ligado ao 5V do primeiro LED da fita e ao Vin da placa ESP;
– A porta D4 da ESP deve ser conectada à entrada Din do primeiro LED;
– A segunda fita deve ser conectada à primeira, respeitando a direção indicada pelas setas. Conecte o GND, o Din e o 5V da primeira fita à segunda fita.
CONFIGURAÇÃO
Agora chegou a hora de configurar a placa ESP. Para isso, baixe o programa “ESPHome-Flasher” e o arquivo “WLED_0.14.3_ESP01_160.bin”, que deve ser enviado para placa ESP. Você pode fazer o download dos arquivos no link abaixo, após o download, extraia os arquivos.
Conecte a placa ESP ao computador por meio de um cabo micro USB. Em seguida, abra o ESPHome-Flasher e selecione a porta COM à qual a placa está conectada. Clique em “Browse” para adicionar o arquivo BIN. Agora, clique em “Flash ESP” para enviar o arquivo para a placa e aguarde.
Com o código enviado, remova o cabo micro usb da ESP. Em seguida, conecte os cabos positivo e negativo a uma fonte de 5V. No celular, procure uma rede wireless com o nome WLWD-AP e use a senha wled1234 para se conectar.
Por padrão, ao alimentar o circuito apenas 30 LEDs irão acender. Observe que se a fita de LED tiver mais de 30 LEDs, como ocorre no caso da Figura 11, os LEDs além dessa quantidade não acenderão.
Caso a tela de controle do WLED não abra automaticamente, digite o IP padrão 4.3.2.1 no navegador do seu celular, como na Figura 12.
Clique em “TO THE CONTROLS” para abrir o menu e vá em “Config” para definir o número correto de LEDs do seu projeto.
Em “Config”, selecione LED Preferences.
Agora, procure por “LEDs outputs”. Em seguida, vá em “Length” e substitua o número 30 pela quantidade de LEDs que está usando.
Ainda em “LED Preferences.”, vá em “Maximum Current” e insira a corrente máxima da fonte que você está utilizando. Dessa forma, evitamos que o circuito tente consumir mais corrente do que a fonte suporta, o que poderia danificar tanto a fonte quando os demais componentes.
Clique em “Save”, e sua luminária estará configurada.
Para finalizar a montagem, encaixe uma das tampas no lado em que uma fita está conectada à outra, como mostrado na Figura 16.
Agora, coloque a placa ESP dentro da outra tampa da luminária.
Organize os fios para que fiquem todos dentro da tampinha junto com a placa ESP. Em seguida, coloque o difusor e feche a luminária.
Agora, basta testar os efeitos conforme mostrado no vídeo abaixo.
Obrigado por visitar nosso blog. Espero ter ajudado.
Caso tenha alguma dúvida, deixe um comentário abaixo.