Cesta de basquete com contador de pontos com Arduino
Inspirados pelas Olimpíadas de 2024, decidimos criar um projeto divertido e educativo: um contador de acertos para basquete utilizando Arduino e um sensor ultrassônico. As Olimpíadas são um evento que desperta o espírito esportivo e nos lembram da importância de superar desafios, buscar a excelência e se divertir no processo.
O principal objetivo do nosso projeto é contar todas as vezes que a bola acerta a cesta de basquete, proporcionando uma experiência interativa que pode ser utilizada em jogos, competições ou até mesmo como um desafio pessoal para melhorar suas habilidades no esporte. Imagine sentir a adrenalina de um jogo olímpico cada vez que você acerta uma cesta e vê o contador registrar seu ponto, alimentando sua motivação e incentivando o espírito competitivo.
Para construir a base do nosso contador, utilizamos palitos de picolé e cola quente. De forma simples, ainda fizemos um suporte para encaixar o sensor. Essa estrutura, embora básica, carrega a essência do “faça você mesmo”, permitindo que qualquer pessoa, independentemente do nível de habilidade, possa criar seu próprio contador de acertos e se sentir parte do movimento olímpico.
MATERIAIS UTILIZADOS
1 x Placa Uno
4 x Cabo jumpers macho x fêmea
Palito de picolé (para montagem da estrutura da cesta)
Rolo de papel toalha (para fazer a cesta)
Cola quente
Tinta branca
MONTAGEM DO PROJETO
Cole os palitos de picolé conforme mostrado na imagem abaixo para montar a nossa estrutura. Em seguida, corte 4 cm de um rolo de papel toalha e abra-o para facilitar o trabalho. Risque uma malha quadriculada, fazendo pequenos quadrados de 1 cm de largura por 0,5 cm de altura. Utilize um estilete para cortar os quadradinhos com precisão. Por fim, pinte tudo de branco para que se assemelhe a uma cesta de basquete.
Na imagem abaixo, podemos ver com mais detalhes as orientações dadas acima. Após recortar os quadradinhos da cesta, cole novamente o rolo formando um círculo, utilize cola quente para fixá-lo. Coloque o ultrassônico no suporte e conecte os fios ao Arduino.
ESQUEMÁTICO DE LIGAÇÃO DOS COMPONENTES
ELABORANDO O CÓDIGO
Após a montagem do circuito, vamos programar o código no PictoBlox. Primeiro, escolha o cenário; neste projeto, optamos pelo cenário Basketball 1. Em seguida, selecione a bola de basquete, que será nosso principal ator, e programe o contador nela. Segue o código da bola.
Após realizar a programação da bola, vamos inserir dois atores que serão os nossos jogadores. Abaixo, segue a imagem do código para cada um deles.
PARA SE APLICAR EM SALA DE AULA
Aproveite o espírito olímpico na escola e promova atividades que estimulem a criatividade, a competitividade e o raciocínio lógico. Este projeto de contador de acertos para basquete com Arduino é perfeito para engajar os alunos e introduzir conceitos de eletrônica e programação de uma forma prática e divertida.
Explore algumas habilidades da BNCC para construir o contador de pontos junto com as turmas do ensino fundamental 1 e 2. Abaixo, listamos algumas habilidades que podem ser desenvolvidas com essa atividade:
Habilidades da BNCC: EF35EF06; EF67EF01; EF15AR26; EF69AR35.
Habilidades da BNCC complemento à computação: EF15CO03; EF69CO06.
Além dessas, a atividade também pode ajudar a desenvolver habilidades como trabalho em equipe, pensamento crítico e resolução de problemas. Os alunos serão incentivados a colaborar, compartilhar ideias e encontrar soluções para os desafios que surgirem durante a construção do contador de acertos.
Nos conte como ficou o seu projeto, nos envie fotos ou marque nosso Instagram @blogdarobotica.
Até a próxima.