fbpx
NovidadeRobótica Educacional

Robótica Educacional: por que aprender e ensinar?

A robótica pode desempenhar um papel importante na melhoria da eficiência e produtividade de muitos processos. Ela permite a automação de tarefas complexas, reduzindo o tempo e os custos de produção. Além disso, a robótica pode ajudar a melhorar a segurança no local de trabalho, pois muitos processos podem ser realizados de forma mais segura com o uso de robôs. Ela também pode ajudar a melhorar a qualidade dos produtos, pois os robôs podem realizar tarefas repetitivas com maior precisão do que os seres humanos.

A Robótica Educacional é uma forma de utilização da robótica no ambiente escolar, tem como objetivo o ensino aprendizagem das práticas por meio de metodologias que auxiliam o estudante a compreender um conjunto de instruções teórico/práticas do funcionamento das tendências tecnológicas do cotidiano. Visa auxiliar o raciocínio logico, criatividade, resolução de problemas, habilidades manuais, conceitos e linguagens de programação, estimula a curiosidade, o senso crítico, o trabalho em equipe e o desenvolvimento cognitivo.

Imagem ilustrativa de uma moça ajustando um braço robótico.
Figura 1: Mão na massa


E como aplicar a Robótica Educacional? Bom, o ensino e aprendizagem da Robótica como instrumento Educacional permite que todo o conhecimento desempenhado chegue ao acesso dos estudantes como estímulo para aprimorarem seus conhecimentos, além de aliar a teoria com a prática. É possível trabalhar com os componentes curriculares e associá-los junto as habilidades da BNCC (Base Nacional Comum Curricular), inclusive a Base nos dá aporte para o ensino transversal da robótica com os componentes.


Aprender Robótica Educacional pode ser muito divertido!

Aprender robótica é uma ótima maneira de desenvolver habilidades para a vida, como solucionar problemas, pensar de forma lógica e criativa, compreender a forma como as máquinas e dispositivos se interagem. Além disso, é um ótimo meio de se divertir e de descobrir novas tecnologias. Então, por que começar a aprender Robótica Educacional?

  1. Para estar mais conectado com o mercado de trabalho, atender as expectativas de uma nova geração e de um novo modelo de ensino compatível com a BNCC;
  2. Para desenvolver o pensamento computacional, compreendendo tudo que o abrange;
  3. Para aprender algo revolucionário que permite pensar princípios básicos e complexos de fundamentos da linguagem de programação, eletricidade e mecânica;
  4. Para experimentar, criar, desenvolver, estimular a lógica, a criatividade e as habilidades manuais para a criação de projetos;
  5. Para não ser apenas um consumidor de tecnologia, mas também um produtor dela.

Ensinar Robótica Educacional: o futuro é agora!

Com o apoio das metodologias ativas e da metodologia STEAM podemos trabalhar o ensino de robótica como um processo de aprendizagem. Quem ensina, também aprende e se torna protagonista do saber. O estudante não é apenas um espectador, ele é o agente principal na tarefa desempenhada e ganha destaque no processo de aprendizagem.

Imagem ilustrativa de professor ensinado trabalhando com alunos em um projeto de robótica.
Figura 2: Professor ensinando robótica aos alunos

Definir alguns objetivos para ensinar robótica ou qualquer outra coisa é definitivo para saber aonde quer chegar. A Robótica Educacional nos permite trabalhar com Robótica Plugada, Desplugada e com Sucata, cada uma delas tem um objetivo e um direcionamento diferente para a aplicabilidade dos princípios básicos do ensino de robótica. É um processo de ensino-aprendizagem constante.

Depois que decidir por onde começar, basta definir algumas ferramentas, você pode começar a escolher quais tópicos abordar e quais ferramentas usar para alcançar esses objetivos. Certifique-se de dividir o conteúdo em partes gerenciáveis e de incluir atividades práticas para que os alunos possam aplicar o que aprenderam. Seja paciente e gentil com os alunos e incentive-os a experimentar e se divertir enquanto aprendem a programar robôs. Por onde começar a ensinar Robótica Educacional?

  1. Integre seu conhecimento sobre um nicho da Robótica Educacional e se permita aprender para que possa absorver o conhecimento que deseja repassar. Seja um eterno curioso e sempre se coloque no lugar de aluno, disposto a aprender;
  2. Envolva os alunos para que eles possam experimentar as técnicas de robótica e sejam mais interessados no assunto;
  3. Forneça materiais de referência para que os alunos possam se aprofundar no assunto, como sites e jogos que desenvolvam o pensamento computacional;
  4. Compartilhe projetos práticos para que eles possam praticar suas habilidades de programação e design;
  5. Ensine e incentive os alunos a pensar de forma criativa para encontrar soluções para problemas reais através da robótica.

Ensinar Robótica é um eterno aprendizado, por isso, jamais esqueça de se atualizar e estar sempre disposto a buscar novas técnicas aplicadas a esse conhecimento. Entenda a que Robótica Educacional é uma ferramenta que veio para ficar.

Vamos juntos no processo de construção do conhecimento sobre esse universo!

Até a próxima,

Paloma Marques.

Dúvidas? Deixe seu comentário

Mestra em Educação, Pós Graduada em EaD e as Tecnologias Educacionais, Pós Graduanda em Filosofia, Conhecimento e Educação. Graduada em Artes Visuais, Filosofia e Pedagogia. Atuo como Pedagoga no setor de Desenvolvimento de Produtos na Casa da Robótica. Realizo o planejamento, produção, criação e revisão dos materiais educativos com ênfase em Robótica Educacional. Aprendiz de programação em blocos e fascinada em contribuir para o desenvolvimento de pessoas por meio da educação.

Paloma Marques

Mestra em Educação, Pós Graduada em EaD e as Tecnologias Educacionais, Pós Graduanda em Filosofia, Conhecimento e Educação. Graduada em Artes Visuais, Filosofia e Pedagogia. Atuo como Pedagoga no setor de Desenvolvimento de Produtos na Casa da Robótica. Realizo o planejamento, produção, criação e revisão dos materiais educativos com ênfase em Robótica Educacional. Aprendiz de programação em blocos e fascinada em contribuir para o desenvolvimento de pessoas por meio da educação.

Deixe uma pergunta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.