fbpx
NovidadeRobótica EducacionalScratch

Dia Mundial da Água – Atividade com Scratch

No dia 22 de março se comemora o Dia Mundial da Água e não poderíamos deixar de compartilhar a nossa contribuição para esse dia tão importante. Este dia foi instituído pela ONU (Organização das Nações Unidas) em 1992 para ser lembrado e reafirmar o nosso compromisso com esse recurso natural que é imprescindível para nossa subsistência. Inclusive, temos a Declaração Universal dos Direitos da Água, ordenada em dez artigos que diz:

1- A água faz parte do patrimônio do planeta;

2 – A água é a seiva do nosso planeta;

3 – Os recursos naturais de transformação da água em água potável são lentos, frágeis e muito limitados;

4 – O equilíbrio e o futuro de nosso planeta dependem da preservação da água e de seus ciclos;

5 – A água não é somente herança de nossos predecessores; ela é, sobretudo, um empréstimo aos nossos sucessores;

6 – A água não é uma doação gratuita da natureza; ela tem um valor econômico: precisa-se saber que ela é, algumas vezes, rara e dispendiosa e que pode muito bem escassear em qualquer região do mundo;

7 – A água não deve ser desperdiçada, nem poluída, nem envenenada;

8 – A utilização da água implica respeito à lei;

9 – A gestão da água impõe um equilíbrio entre os imperativos de sua proteção e as necessidades de ordem econômica, sanitária e social;

10 – O planejamento da gestão da água deve levar em conta a solidariedade e o consenso em razão de sua distribuição desigual sobre a Terra.

Compreendendo a importância dessas afirmações e sabendo a necessidade de refletirmos sobre o uso desse recurso vamos realizar um projeto juntos com o objetivo de reduzir o consumo e utilizar a água de forma consciente. Baseado na Declaração Universal dos Direitos da Água utilizaremos os artigos: 6, 7, e 10 para desenvolvermos um projeto que atente a população para essa demanda.

PROJETO COM SCRATCH

Precisamos promover a conscientização coletiva sobre o uso e consumo da água, sabemos que esse recurso natural é muito importante para todos os seres vivos da Terra. Aborde o tema, explique e exemplifique a importância desse dia para que possamos cuidar e preservar melhor a água.

Na nossa atividade faremos com que o desperdiço de água não aconteça mais. Atente-se as regras e divirta-se!

Caso queira acessar a página do projeto clique aqui. Aproveite para acessar nosso código, clicando em Ver por dentro, como no exemplo da Figura 1.

Imagem ilustrativa de como acessar o código.
Figura 1: Clique em “Ver por dentro” para visualizar o código.

Assim, poderá conferir como foi feito o processo, poderá também acrescentar e sugerir mudanças.

Nosso maior objetivo junto a essa atividade é proporcionar a reflexão do uso da água de maneira consciente. Após realizar a montagem do código e se divertir ajudando o gatinho na economia de água faça uma breve reflexão da importância de pequenos gestos no nosso dia a dia que podemos realizar para preservar o uso desse recurso.

DICA PARA APLICAR EM SALA DE AULA

Para os professores de plantão, saibam que essa aula pode ser aplicada facilmente nos anos do Ensino Fundamental 1 e 2, há diversas habilidades que atendem essa discussão. Separamos algumas para que possam conferir como é possível aplicar uma atividade como essa na sua aula.

2º ano (EF02GE11);

3º ano (EF03GE09); (EF03GE10);

5º ano (EF05CI04);

8º ano (EF08GE15)

Habilidades de Computação – complemento à BNCC: (EF02CO05); (EF03CO06); (EF03CO07); (EF03CO08); (EF03CO09); (EF04CO06);

Essas são alguns dos anos e das habilidades que podem ser trabalhadas com base no jogo que disponibilizamos. Aproveite e faça uma atividade diferente no dia de hoje!

Espero ter ajudado,

Obrigada a todos e, em caso de dúvidas, deixe seu comentário abaixo!

Carol Correia Viana

Dúvidas? Deixe seu comentário

Bacharel em Engenharia Elétrica com ênfase em Eletrônica, mestra em Engenharia Industrial e especialista em Docência com ênfase em Educação Inclusiva. Atua no setor de Desenvolvimento de Produtos na Casa da Robótica. Editora chefe e articulista no Blog da Robótica. Fanática por livros, Star Wars e projetos Maker.

Carol Correia Viana

Bacharel em Engenharia Elétrica com ênfase em Eletrônica, mestra em Engenharia Industrial e especialista em Docência com ênfase em Educação Inclusiva. Atua no setor de Desenvolvimento de Produtos na Casa da Robótica. Editora chefe e articulista no Blog da Robótica. Fanática por livros, Star Wars e projetos Maker.

Deixe uma pergunta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.