fbpx
NovidadeRobótica EducacionalScratch

Semana do Scratch – Sistema Solar com Scratch e Makey Makey

A Semana do Scratch ou Scratch Week é comemorada mundialmente por aprendizes, professores e todos os envolvidos pela linguagem e pela computação criativa, a fim de organizar e participar de atividades. É claro que não poderíamos ficar de fora dessa comemoração. Por isso, preparamos diversas atividades no decorrer dessa semana.

Hoje, faremos uma viagem pelo Sistema Solar, conheceremos os planetas utilizando Scratch, o Makey Makey e alguns materiais em sucata.

Desde a sua formação há cerca de 4,6 bilhões de anos, o sistema solar evoluiu significativamente. Acredita-se que ele se formou a partir de uma nuvem de gás e poeira que entrou em colapso devido à sua própria gravidade. O estudo do sistema solar é importante para entendermos a origem e evolução do nosso próprio planeta e também para explorarmos outras regiões do espaço em busca de vida e recursos. A exploração espacial tem nos permitido coletar dados importantes sobre os planetas e objetos do sistema solar e continua sendo um campo de pesquisa emocionante e em constante evolução.

O sistema solar é um sistema planetário composto por uma estrela central, o Sol, e os objetos celestes que orbitam ao seu redor, incluindo planetas, planetas anões, asteroides, cometas e outros corpos menores. O nosso sistema solar é um conjunto de planetas localizado na Via Láctea, uma das galáxias que formam o universo. Os oito planetas que compõe nosso sistema, são: Mercúrio, Vênus, Terra, Júpiter, Saturno, Urano e Netuno, além do Sol e da Lua. Cada um dos planetas possui características diferentes desde condições climáticas até a sua composição.


LISTA DE MATERIAIS PARA REALIZAÇÃO DO PROJETO

Kit Makey Makey;
Arquivo com planetas para impressão;
Cenário;
• Caixa de papelão;
• Tesoura;
• Papel alumínio;
• Cola branca;
• Durex;
• Tinta branca;
• Cola quente;
• Grampeador;
• Folha de emborrachado preta EVA.


PROJETO COM SCRATCH

Para realizar esse projeto, utilizaremos o Scratch em conjunto com o Makey Makey, placa de invenções capaz de transformar qualquer objeto condutor em um teclado. Os objetos condutores permitem que a eletricidade flua facilmente através dele. Normalmente, os metais são excelentes condutores de eletricidade, mas existem muitos outros objetos que podem ser transformados em teclados com o Makey Makey, como: o corpo humano, frutas, massinha de modelar, nosso corpo, água e outros.

Imagem ilustrativa da Makey Makey com cabos de jacaré
Figura 1: Makey Makey com cabos de jacaré

Quais entradas do Makey Makey vamos usar? A Figura 2 detalha a ligação.

Imagem ilustrativa do esquemático de ligação da Makey Makey com os cabos jacaré.
Figura 2: Esquemático de ligação do projeto com a Makey Makey e com os cabos jacaré.

Aqui, trouxemos mais detalhes sobre a montagem. O primeiro passo foi imprimir os planetas e colá-los no papelão, deixando assim o papel um pouco mais firme. Para montar a base, utilizamos um pedaço de papelão e forramos com papel alumínio, ele será utilizado como condutor. Para embelezar nosso projeto, cobrimos a base de papel alumínio com emborrachado preto, e desenhamos as órbitas dos planetas do sistema solar.

Alinhamos e organizamos os planetas, depois medimos e cortamos tiras de papelão na distância onde os planeta estão localizados. Forramos todas com papel alumínio. Em seguida, colocamos fita isolante nas tiras, deixando apenas as pontas descobertas, elas servirão como botões. Posicionamos as tiras em relação aos planetas e grampeamos em uma base de papelão forrada com emborrachado, conforme Figura 3:

Figura 3: Tiras forradas com papel alumínio.

Conectamos as entradas do Makey Makey a essas tiras. O cabo GND (terra) é conectado diretamente a nossa base. De modo que, quando uma das tiras (entradas do Makey Makey) tocar o papel alumínio da base (GND), o circuito será fechado e o Makey Makey enviará a informação do botão pressionado para o Scratch. O vídeo detalha essa etapa de construção do projeto.

Vídeo 1: Detalhes da construção do projeto Sistema Solar com Scratch e Makey Makey.

A proposta é criar uma animação que explore o nosso Sistema Solar, os planetas que o compõe e algumas curiosidades que envolvem os temas. Divirta-se!

Controles da animação:
• Espaço: Inicia a animação e apresenta informações sobre o Sol, nosso astro rei;
• Seta para cima: Volta o foguete para a posição inicial e para todos os atores;
• Seta para direita: Lança o foguete até Mercúrio;
• Seta para a baixo: Viaja até Vênus;
• Seta para a esquerda: Apresenta o planeta Terra;
• W: O foguete viaja até Marte;
• A: Mostra informações sobre Júpiter;
• S: Detalha o planeta Saturno;
• D: Apresenta o planeta Urano;
• F: Viaja até Netuno.

Caso queira acessar a página do projeto clique aqui. Aproveite para conferir e modificar nosso código, criando assim um outro projeto, clicando em Ver por dentro, conforme a Figura 3.

Imagem ilustrativa para Ver por dentro do projeto
Figura 3: Ver por dentro

Os atores que usamos em nosso projeto não se encontram disponíveis na biblioteca do Scratch, você pode baixar ou editar as imagens clicando aqui. Da mesma forma o cenário. Você pode baixa-lo ou editá-lo clicando aqui.


PARA APLICAR EM SALA DE AULA

Sugerimos a utilização desse projeto para trabalhar Sistema Solar em sala de aula. Buscamos junto a BNCC algumas habilidades que podem ser utilizadas, sendo elas: (EF09CI14); (EF09CI15); (EF09CI16); (EM13CNT204); e no Complemento a BNCC – Computação: (EF02CO05); (EF03CO06); (EF03CO07); (EF03CO08); (EF03CO09); (EF04CO06).

Essas habilidades podem nortear o seu planejamento e a sua prática pedagógica em conjunto com a proposta que criamos no Scratch. Você pode usar nosso projeto tanto para que os estudantes aprendam a mais sobre o Sistema Solar quanto para ensiná-los a desenvolver a animação.

Vídeo 2: Sistema Solar com Scratch e Makey Makey.

Gostou da proposta? Compartilhe conosco as modificações que realizou ou o que achou de mais interessante no nosso projeto.

Grande abraço,

Equipe Blog da Robótica.

Dúvidas? Deixe seu comentário

Deixe uma pergunta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.