fbpx
NovidadeRobótica Educacional

Por onde começar estudar Robótica Educacional?

Aprender robótica ainda é intimidante para alguns educadores, mas tudo se torna possível quando tomamos a iniciativa para desenvolvermos novos conhecimentos e habilidades. É importante ressaltar, que nem sempre precisamos começar pelo mais complexo, iniciar pelo básico, pelo simples, também funciona.

Hoje, mesmo sem ter tido contato com o ensino ou a aprendizagem de robótica, muito provavelmente, em algum momento, você realizou e até mesmo fez o uso de atividades que possuem relação com ela, como: quebra-cabeças; jogo dos sete erros; pixel arte; mestre mandou; entre outros. Exercícios desplugados que desenvolvem o pensamento computacional e o raciocínio lógico, envolvendo o ensino da computação e da robótica sem estar diretamente conectado.

Figura 1: Pessoas conversando e realizando atividades que envolve robótica educacional

Mal tivemos a oportunidade de desfrutar a chamada Educação 4.0 e já estamos ingressando na Educação 5.0, que traz um conceito de ensino em que os diversos elementos tecnológicos estão cada vez mais presentes. Para além de aprender a utilizar esses recursos é necessário desenvolver habilidades socioemocionais que auxiliem usufruir dessas tecnologias.

Alinhados a essa nova readaptação, de uma educação que compreende essa necessidade, devemos saber que tudo isso precisa estar inteiramente conectado ao ensino, a prática e a fluidez tecnológica, que se relaciona diretamente aos fundamentos dos componentes curriculares da BNCC.

A obrigatoriedade do ensino e aprendizagem de robótica já é uma realidade no Brasil, mesmo que ainda de forma interdisciplinar. Dessa forma, precisamos encarar essa questão como uma grande revolução para a educação brasileira.

Sabemos que ainda existe um certo tabu, talvez, seja normal sentir certa insegurança no início, até por ser uma atividade recém-chegada a sua rotina, mas é preciso manter a constância de estudos, além do desejo e vontade. E existem muitos materiais que auxiliem na desmistificação e no medo de encarar essa realidade.

Sendo assim, busque materiais que te dê suporte, referência para estudar o conteúdo e para trabalhar com a temática em sala de aula, esteja em contato com uma rede sólida de pessoas e amigos que também tenham interesse e estejam estudando sobre o assunto.

A robótica educacional favorece a aprendizagem. É um ganho benéfico tanto para o professor, quanto para o aluno, pois permite percorrer experiências que perpassam o campo cognitivo, o raciocínio lógico, o pensamento computacional, além de soluções colaborativas, que podem ser exploradas dentro das mais diversas áreas do conhecimento.

5 DICAS PARA INICIAR OS ESTUDOS EM ROBÓTICA EDUCACIONAL

1. Comece pelo simples: pesquise plataformas e kits de robótica educacional que sejam adequadas para iniciantes e que incluam tutoriais e projetos simples detalhados para ajudar você neste início.

2. Aprenda a programar: a programação é uma parte importante da robótica educacional. Tente aprender uma linguagem de programação visual, como o Scratch, que permite que a construção dos códigos arrastando e soltando blocos, o que torna mais fácil aprender.

3. Aprenda os pilares da robótica: programação, eletrônica e mecânica.

4. Experimente na prática: para aprender robótica é importante experimentar e construir. Comece construindo projetos simples e, em seguida, avance para projetos mais complexos à medida que você ganha mais experiência.

5. Junte-se a uma comunidade: existem muitas comunidades dedicadas a Robótica Educacional no WhatsApp e Telegram. Participar desses grupos pode ser uma ótima maneira de conhecer outras pessoas que compartilham o interesse em aprender, trocar conhecimentos e tirar dúvidas.

LIVROS PARA INICIAR A ROBÓTICA

Os livros são ferramentas incríveis e essenciais para começar a aprender e ensinar robótica. Alguns trazem atividades práticas que são muito úteis para explicar e exemplificar o ensino das etapas que precisam ser avançadas de acordo com o conhecimento gradual do conteúdo.

Para te inspirar a dar esse ponta pé inicial e inserir a robótica em algumas das suas aulas ou até mesmo aplicar os estudos junto com alguém que deseja aprender, temos o Kit CDR Kids. São 4 livros pensados e elaborados para crianças, mas que trazem uma didática e metodologia que pode ser aplicada para qualquer iniciante que queira começar na área, principalmente aqueles que estão se prontificando agora a conhecer e se aventurar nos estudos em robótica.

Os livros trazem propostas de aprendizados para que as crianças estejam preparadas para o futuro. Para que aprendam programação e eletrônica de um jeito simples e divertido. O CDR Kids trabalha com projetos incríveis e inovadores que permitem o aprender fazendo. Além disso, conta com todo o suporte e passo a passo exemplificando o objetivo final da atividade.

KIT CDR KIDS

Além dos 4 livros, o kit conta com todas as peças necessárias para a realização de mais de 15 projetos inovadores, entre eles: jogos, animações, uso de Arduino, controles de LEDs, entre outros.

Pensando na metodologia mais eficaz para o ensino de programação para crianças, adolescentes e aprendizes desse universo, com aprendizado de conceitos matemáticos e computacionais, os livros trabalham com a linguagem de programação em blocos, com projetos criados com Scratch.

Os livros contam com desafios, atividades, links para simulações dos projetos e suporte on-line em um grupo no Telegram. Agora é só fazer os jogos, as animações e divertir-se!

Imagens ilustrativas dos livros e componentes do Kit CDR Kids.
Figura 2: Livros e componentes do Kit CDR Kids.

Aproveite as dicas para iniciar os seus estudos ainda hoje e não hesite em entrar nas nossas comunidades de suporte para consolidar sua rede de apoio.

Até a próxima,

Paloma Marques

Dúvidas? Deixe seu comentário

Mestra em Educação, Pós Graduada em EaD e as Tecnologias Educacionais, Pós Graduanda em Filosofia, Conhecimento e Educação. Graduada em Artes Visuais, Filosofia e Pedagogia. Atuo como Pedagoga no setor de Desenvolvimento de Produtos na Casa da Robótica. Realizo o planejamento, produção, criação e revisão dos materiais educativos com ênfase em Robótica Educacional. Aprendiz de programação em blocos e fascinada em contribuir para o desenvolvimento de pessoas por meio da educação.

Paloma Marques

Mestra em Educação, Pós Graduada em EaD e as Tecnologias Educacionais, Pós Graduanda em Filosofia, Conhecimento e Educação. Graduada em Artes Visuais, Filosofia e Pedagogia. Atuo como Pedagoga no setor de Desenvolvimento de Produtos na Casa da Robótica. Realizo o planejamento, produção, criação e revisão dos materiais educativos com ênfase em Robótica Educacional. Aprendiz de programação em blocos e fascinada em contribuir para o desenvolvimento de pessoas por meio da educação.

Deixe uma pergunta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.