fbpx
Arduino

Instalando o Driver Serial para Arduino com Chip FTDI

Olá pessoal!

No tutorial de hoje vamos aprender a identificar e instalar o Driver para o conversor USB FTDI.

Atualmente, os CI’s CH340 e FTDI são utilizados para conversão do sinal serial da porta USB para o Arduino. Para reconhecer qual o conversor serial da sua placa Arduino, verifique o CI destacado na Figura 1.

Figura 1: Chip USB/Serial na placa Arduino Mega 2560.

No CI destacado você encontrará o nome do conversor utilizado.

Para que seu Arduino possa ser programado é necessário ter o driver do CI conversor USB/Serial instalado em seu computador. Sendo assim, verifique o CI conversor da sua placa Arduino, conforme Figura 1, e vamos a instalação do driver.

Caso seu Arduino possua o conversor FTDI continue neste tutorial. No entanto, se o conversor USB/Serial do seu Arduino é do tipo CH340, acesse o tutorial Instalando Driver Serial para Arduinos com chip CH340.

Observação: Algumas placas Arduino podem não contar com a informação do conversor USB/Serial utilizado. Nesse caso, será necessário instalar os drivers e testar qual funciona com a placa.


CONECTANDO O ARDUINO COM CHIP FTDI AO COMPUTADOR

Alguns sistemas operacionais são capazes de buscar automaticamente por drivers compatíveis ao conversor USB/Serial utilizado. Para saber se o seu computador Windows consegue identificar a placa Arduino, vamos realizar um teste acessando o Gerenciador de Dispositivos. Uma opção para chegar neste painel é pressionar as teclas “Windows + r”. Assim que o menu executar abrir digite “mmc devmgmt.msc” sem as aspas, como se pode ser observado na Figura 2.

Figura 2: Atalho para acessar o Gerenciador de Dispositivos.


Após digitar esse comando e clicar em “OK” será aberta a tela da Figura 3. Para verificar se o driver da placa Arduino foi reconhecido navegue até a opção Portas (COM e LPT) e expanda clicando na setinha ao lado do nome. No exemplo abaixo o Arduino foi reconhecido com sucesso pela porta COM de número 9.

Figura 3: Tela do Gerenciador de Dispositivos.

Caso sua placa Arduino com conversor USB/Serial FTDI não seja reconhecida pelo seu computador, ela pode aparecer em “Outros dispositivos”, como na Figura 4.

Figura 4: Indicador de que a placa Arduino não foi reconhecida.

Isso acontece devido à falta de um driver para a interpretação do dispositivo. Para resolver esse problema, no sistema operacional Windows, basta baixar o driver disponível no link a seguir e executá-lo:

Download do Driver FTDI

Após a conclusão do download, execute o arquivo baixado para proceder a instalação. Ao executar o arquivo a tela da Figura 6 será exibida, clique em “Extract” para avançar.

Figura 6: Tela 1 para instalação do driver FTDI.

Em seguida, a tela da Figura 7 será apresentada, clique no botão “Avançar”.

Figura 7: Tela 2 para instalação do driver FTDI.

Logo após, aceite o contrato de licença e clique no botão “Avançar”.

Figura 8: Tela 3 para instalação do driver FTDI.

Ao final, a tela da Figura 9 será exibida, comprovando que a instalação do driver FTDI foi concluída com sucesso.

Figura 9: Tela 4 para instalação do driver FTDI.

Pronto! Sua placa Arduino está pronto para ser programada.

NÃO DEU CERTO? Talvez o Chip do seu arduino não seja FTDI e sim CH340. Clique aqui para instalar o driver CH340.

Espero ter ajudado,

Obrigada a todos e em caso de dúvidas deixe seu comentário abaixo!

Att. Carol Correia Viana

Dúvidas? Deixe seu comentário

Bacharel em Engenharia Elétrica com ênfase em Eletrônica, mestra em Engenharia Industrial e especialista em Docência com ênfase em Educação Inclusiva. Atua no setor de Desenvolvimento de Produtos na Casa da Robótica. Editora chefe e articulista no Blog da Robótica. Fanática por livros, Star Wars e projetos Maker.

Carol Correia Viana

Bacharel em Engenharia Elétrica com ênfase em Eletrônica, mestra em Engenharia Industrial e especialista em Docência com ênfase em Educação Inclusiva. Atua no setor de Desenvolvimento de Produtos na Casa da Robótica. Editora chefe e articulista no Blog da Robótica. Fanática por livros, Star Wars e projetos Maker.

Deixe uma pergunta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.