fbpx
ArduinoNovidadeSérie Arduino

Pisca LED com Arduino – Blink


Olá pessoal,
No tutorial anterior (Como programar o Arduino) iniciamos a programar o Arduino com o exemplo Blink, utilizando o LED embutido da porta 13.
Neste projeto, vamos repetir o projeto anterior. No entanto, desta vez, usaremos componentes externos: conectaremos um LED a um dos pinos digitais ao invés de utilizar o LED embutido na porta Digital 13. Neste momento, aprenderemos um pouco sobre eletrônica e codificação na linguagem do Arduino.


MATERIAIS NECESSÁRIOS


1 x Placa UNO SMD R3 Atmega328 compatível com Arduino UNO;
1 x Cabo USB;
1 x Protoboard;
1 x Resistor de 220 Ω;
1 x LED difuso;
Fios de jumper macho-macho.



ESQUEMÁTICO DE LIGAÇÃO DOS COMPONENTES

Antes de iniciar a montagem elétrica do circuito, certifique-se que a sua placa UNO esteja desligada. Em seguida, monte o circuito utilizando a protoboard, o LED, o resistor e os fios.


Ao montar seu circuito na protoboard preste atenção nos seguintes pontos:
• Você pode utilizar fios de cores diferentes ou furos diferentes na protoboard, mas deve assegurar que os componentes e fios estejam conectados na mesma ordem do circuito;
• O terminal mais longo do LED encontra-se conectado ao pino Digital 9. Este terminal longo é o ânodo (positivo) do LED e deve ser conectado na alimentação de 5V, neste caso representado pelo pino Digital 9. O terminal mais curto é o cátodo (negativo) e deve ser conectado ao terra (GND);
• Em nosso projeto, utilizaremos o resistor de 220 Ω para reduzir a tensão e a corrente de alimentação do LED. O LED será acionado por uma porta digital da placa UNO que emite 5V de tensão e 40 mA de corrente contínua. No entanto, o LED difuso vermelho necessita de uma tensão de 2V e uma corrente máxima de 35 mA. Portanto, utilizaremos o resistor para reduzir os 5V para 2V, e a corrente de 40 mA para uma corrente inferior a 35 mA.

Assim que você tiver certeza de que tudo foi conectado corretamente, ligue sua placa UNO ao computador.


DICA

• Em nosso exemplo, utilizaremos um resistor de 220 Ω. Para saber a corrente no circuito utilizaremos a seguinte equação: I = (Vs -Vl)/R, em que que Vs é a tensão fornecida, Vl é a tensão requerida pelo LED, I é a corrente no circuito e R é o valor da resistência. Aplicando esta equação ao nosso projeto temos: I = (5 – 2)/220 = 13,64 mA. Desta forma, o resistor de 220 Ω atende as especificações de corrente do LED e da placa UNO.
• Você também pode utilizar outro valor de resistor desde que as especificações de corrente sejam satisfeitas. Lembrando que a corrente no LED e na placa UNO deve ser sempre inferior a corrente máxima especificada pelo fabricante.


ELABORANDO O CÓDIGO

Após a montagem do circuito elétrico, realize as configurações da placa e da porta de comunicação da placa UNO.
Tal qual o projeto anterior, a proposta deste projeto é comandar a placa UNO para acender um LED por 1 segundo e, em seguida, apagá-lo por 1 segundo. Desta forma, vamos utilizar a mesma lógica de programação, conforme o código a seguir:

// Projeto - Piscar LED
int ledPin = 9;//Atribui o valor 9 a variável inteira ledPin, que irá representar o pino digital 9

void setup() {
    pinMode(ledPin, OUTPUT);//Define ledPin (pino 9) como saída
}

void loop() {
    digitalWrite(ledPin, HIGH);//Coloca ledPin em nível alto (5V)
    delay(1000);//Espera 1000 milissegundos (1 segundo)
    digitalWrite(ledPin, LOW);//Coloca ledPin em nível baixo (0V)
    delay(1000);//Espera 1000 milissegundos (1 segundo)
}


Você pode simplesmente copiar este código no Arduino IDE, mas vai ser muito mais proveitoso se você montar o seu próprio. Ao elaborar o código observe os seguintes pontos:

• A primeira linha do código // Projeto – Piscar LED trata-se apenas de um comentário que será ignorado pelo compilador;

• A instrução int ledPin = 9; atribui o valor 9 a variável inteira ledPin, que será utilizada para representar a porta digital 9. As variáveis são utilizadas para armazenar dados. Em nosso exemplo, a variável é do tipo int, ou inteiro. A vantagem da utilização da variável é que se você decidir utilizar outro pino, não será necessário alterar o código em vários locais, basta alterar o valor da variável;

• A variável deve ser declarada antes da função void setup();

• No loop(), por meio da função digitalWrite(ledPin, HIGH) colocar o pino 9 em nível alto (5V), acendendo o LED. Em seguida, damos um intervalo de 1 segundo através da função delay(1000);

• Para apagar o LED novamente usamos a função digitalWrite(ledPin, LOW), colocando o pino 9 em nível baixo (0V). Logo após, adicionamos um delay de 1 segundo com a função delay(1000);

Com o código escrito no Arduino IDE pressione o botão Verificar para certificar-se de que não há erros. Se não houver erros, clique no botão Upload para transferir o código para a placa UNO. Caso tudo tenha sido feito corretamente, o LED acenderá e apagará em intervalor de 1 segundo.

Vídeo 1: Projeto Pisca LED com Arduino – Blink.


Espero que tenham gostado deste tutorial. Em caso de dúvidas deixe seu comentário abaixo.

Att.,
Carol Correia Viana

Dúvidas? Deixe seu comentário

Carol Correia Viana

Bacharel em Engenharia Elétrica com ênfase em Eletrônica, mestra em Engenharia Industrial e especialista em Docência com ênfase em Educação Inclusiva. Atua no setor de Desenvolvimento de Produtos na Casa da Robótica. Editora chefe e articulista no Blog da Robótica. Fanática por livros, Star Wars e projetos Maker.

Deixe uma pergunta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.