fbpx

Pisca LED com Arduino – Blink


Olá pessoal,
No tutorial anterior (Como programar o Arduino) iniciamos a programar o Arduino com o exemplo Blink, utilizando o LED embutido da porta 13.
Neste projeto, vamos repetir o projeto anterior. No entanto, desta vez, usaremos componentes externos: conectaremos um LED a um dos pinos digitais ao invés de utilizar o LED embutido na porta Digital 13. Neste momento, aprenderemos um pouco sobre eletrônica e codificação na linguagem do Arduino.


MATERIAIS NECESSÁRIOS


1 x Placa UNO SMD R3 Atmega328 compatível com Arduino UNO;
1 x Cabo USB;
1 x Protoboard;
1 x Resistor de 220 Ω;
1 x LED difuso;
Fios de jumper macho-macho.



ESQUEMÁTICO DE LIGAÇÃO DOS COMPONENTES

Antes de iniciar a montagem elétrica do circuito, certifique-se que a sua placa UNO esteja desligada. Em seguida, monte o circuito utilizando a protoboard, o LED, o resistor e os fios.


Ao montar seu circuito na protoboard preste atenção nos seguintes pontos:
• Você pode utilizar fios de cores diferentes ou furos diferentes na protoboard, mas deve assegurar que os componentes e fios estejam conectados na mesma ordem do circuito;
• O terminal mais longo do LED encontra-se conectado ao pino Digital 9. Este terminal longo é o ânodo (positivo) do LED e deve ser conectado na alimentação de 5V, neste caso representado pelo pino Digital 9. O terminal mais curto é o cátodo (negativo) e deve ser conectado ao terra (GND);
• Em nosso projeto, utilizaremos o resistor de 220 Ω para reduzir a tensão e a corrente de alimentação do LED. O LED será acionado por uma porta digital da placa UNO que emite 5V de tensão e 40 mA de corrente contínua. No entanto, o LED difuso vermelho necessita de uma tensão de 2V e uma corrente máxima de 35 mA. Portanto, utilizaremos o resistor para reduzir os 5V para 2V, e a corrente de 40 mA para uma corrente inferior a 35 mA.

Assim que você tiver certeza de que tudo foi conectado corretamente, ligue sua placa UNO ao computador.


DICA

• Em nosso exemplo, utilizaremos um resistor de 220 Ω. Para saber a corrente no circuito utilizaremos a seguinte equação: I = (Vs -Vl)/R, em que que Vs é a tensão fornecida, Vl é a tensão requerida pelo LED, I é a corrente no circuito e R é o valor da resistência. Aplicando esta equação ao nosso projeto temos: I = (5 – 2)/220 = 13,64 mA. Desta forma, o resistor de 220 Ω atende as especificações de corrente do LED e da placa UNO.
• Você também pode utilizar outro valor de resistor desde que as especificações de corrente sejam satisfeitas. Lembrando que a corrente no LED e na placa UNO deve ser sempre inferior a corrente máxima especificada pelo fabricante.


ELABORANDO O CÓDIGO

Após a montagem do circuito elétrico, realize as configurações da placa e da porta de comunicação da placa UNO.
Tal qual o projeto anterior, a proposta deste projeto é comandar a placa UNO para acender um LED por 1 segundo e, em seguida, apagá-lo por 1 segundo. Desta forma, vamos utilizar a mesma lógica de programação, conforme o código a seguir:

// Projeto - Piscar LED
int ledPin = 9;//Atribui o valor 9 a variável inteira ledPin, que irá representar o pino digital 9

void setup() {
    pinMode(ledPin, OUTPUT);//Define ledPin (pino 9) como saída
}

void loop() {
    digitalWrite(ledPin, HIGH);//Coloca ledPin em nível alto (5V)
    delay(1000);//Espera 1000 milissegundos (1 segundo)
    digitalWrite(ledPin, LOW);//Coloca ledPin em nível baixo (0V)
    delay(1000);//Espera 1000 milissegundos (1 segundo)
}


Você pode simplesmente copiar este código no Arduino IDE, mas vai ser muito mais proveitoso se você montar o seu próprio. Ao elaborar o código observe os seguintes pontos:

• A primeira linha do código // Projeto – Piscar LED trata-se apenas de um comentário que será ignorado pelo compilador;

• A instrução int ledPin = 9; atribui o valor 9 a variável inteira ledPin, que será utilizada para representar a porta digital 9. As variáveis são utilizadas para armazenar dados. Em nosso exemplo, a variável é do tipo int, ou inteiro. A vantagem da utilização da variável é que se você decidir utilizar outro pino, não será necessário alterar o código em vários locais, basta alterar o valor da variável;

• A variável deve ser declarada antes da função void setup();

• No loop(), por meio da função digitalWrite(ledPin, HIGH) colocar o pino 9 em nível alto (5V), acendendo o LED. Em seguida, damos um intervalo de 1 segundo através da função delay(1000);

• Para apagar o LED novamente usamos a função digitalWrite(ledPin, LOW), colocando o pino 9 em nível baixo (0V). Logo após, adicionamos um delay de 1 segundo com a função delay(1000);

Com o código escrito no Arduino IDE pressione o botão Verificar para certificar-se de que não há erros. Se não houver erros, clique no botão Upload para transferir o código para a placa UNO. Caso tudo tenha sido feito corretamente, o LED acenderá e apagará em intervalor de 1 segundo.

Vídeo 1: Projeto Pisca LED com Arduino – Blink.


Espero que tenham gostado deste tutorial. Em caso de dúvidas deixe seu comentário abaixo.

Att.,
Carol Correia Viana

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.