fbpx

Como Montar e Programar Interruptor Three Way com ESP8266-01, Módulo Relé WI-FI e aplicativo Blynk

Olá pessoal, tudo bem?
Que tal criar um sistema em que você consiga desligar ou ligar a lâmpada tanto pelo interruptor físico quanto por aplicativo por celular? Legal né?! Para isso iremos utilizar uma ligação Three Way em conjunto com o Módulo Relé Wi-Fi com o Esp8266.

Quando falamos em automação do sistema de iluminação residencial uma das perguntas recorrentes é: E se a internet cair? Como vou realizar o acionamento das lâmpadas? A resposta é simples: Através do interruptor. Desta forma, faz-se necessária o uso de um interruptor Three Way para acionamento off-line, e um Módulo Relé Wi-Fi para ligar e desligar a lâmpada virtualmente.

O interruptor Three Way, também conhecido como interruptor paralelo, é comumente usado em corredores, escadas, quintal e quarto. Sabe quando você deita em sua cama para dormir e percebe que esqueceu a lâmpada ligada e tem que levantar para apagar? Uma simples ligação Three Way poderia evitar isso. A diferença entre um interruptor Three Way e um interruptor simples é a existência de um terceiro borne que faz a conexão entre os condutores. Apesar disso, sua ligação também é muito simples.

Para realizar o acionamento da lâmpada através do celular vamos utilizar o Módulo Relé Wi-Fi, dispositivo baseado na Internet das Coisas (IoT) que permite o acionamento remoto de cargas AC. Esse módulo possui integração ao ESP8266 ESP-01 o que facilita o desenvolvimento de sistemas IoT, visto que essa placa microcontroladora possui conexão Wi-Fi.


MATERIAIS NECESSÁRIOS


1 x Módulo Relé Wi-fi Esp8266 V1 para Esp-01
1 x Placa Esp8266 Esp-01 Wifi 802.11 B/g/n Esp 01
1 x Interruptor Three Way
1 x Fonte 5V 1A para alimentação do módulo relé
1 x Lâmpada
1x Plafon PP Bocal
Cabos 1,5mm

A Casa da Robótica criou um kit especial para esse tutorial, venha conferir:

KIT ESP-01 Automação Iot com Módulo Relé + Fonte + Conversor USB Serial e Tutorial Explicativo


ESQUEMÁTICO DE LIGAÇÃO DOS COMPONENTES


A montagem do circuito desde projeto exige maior atenção, visto que trabalharemos com tensão e corrente alternada (127 ou 220 VAC). Desta forma, faça todas as ligações, conforme a Figura 1, com o circuito completamente desligado e verifique cada uma das ligações antes de testar, a fim de evitar qualquer possibilidade de curto-circuito ou choque.
Caso você não possua experiência com esse tipo de montagem contrate um eletricista.


Figura 1: Circuito elétrico para projeto Como Montar e Programar Interruptor Three Way com ESP8266-01, Módulo Relé WI-FI e aplicativo Blynk.



Ao montar seu circuito na protoboard preste atenção nos seguintes pontos:
• Você pode utilizar fios de cores diferentes , mas deve assegurar que os componentes e fios estejam conectados na mesma ordem da Figura 1;
• Não toque no módulo relé quando o mesmo estiver energizado;
• Conecte no módulo relé Wi-Fi a fonte de alimentação, atentando-se a polaridade;
• Conecte o primeiro terminal do interruptor ao terminal NC do módulo relé Wi-Fi. O segundo terminal do interruptor deve ser ligada a fase e o último ao terminal NO do módulo relé Wi-Fi;
• Conecte o retorno da lâmpada ao COM do módulo relé Wi-Fi;
• Volte e confira se você montou tudo como explicado.


ELABORANDO O CÓDIGO


Nesta aplicação utilizaremos um código exemplo disponibilizado no site de exemplos da Plataforma Blynk. Na barra lateral, configuraremos a placa para ESP8266, o tipo de conexão para ESP8266 WiFi, incluiremos o Auth Token e selecionamos o exemplos Blynk Blink. Logo após, copiamos o código para o Arduino IDE.

Figura 2: Exemplo Blynk Blink.


Você também pode copiar o código abaixo:

#define BLYNK_PRINT Serial
#include <ESP8266WiFi.h>//Biblioteca para uso do WiFi do ESP8266
#include <BlynkSimpleEsp8266.h>//Biblioteca para uso do ESP8266 no Blynk


char auth[] = "YourAuthToken";//Auth token do projeto
char ssid[] = "YourNetworkName";//Nome da rede Wi-Fi
char pass[] = "YourPassword";//Senha da rede Wi-Fi

void setup(){

  Serial.begin(9600);//Inicialização da comunicação serial
  Blynk.begin(auth, ssid, pass);//Inicializa o blynk passando como parâmetro o auth token, o nome da rede Wi-Fi e a senha

}

void loop(){
  
  Blynk.run(); //Chama a função Blynk.run()
  
}



Para o funcionamento correto do código é a inclusão do auth token (para informações mais detalhadas sobre o funcionamento do Blynk clique aqui), nome e da senha da rede Wi-Fi que a NODEMCU deve se conectar. Desta forma, preencha estas informações no código, mantendo as aspas duplas (“ ”).
Em seguida, realize o upload do código para a placa ESP8266 e, por fim, conecte-a ao módulo relé Wi-Fi.
O upload do código para o ESP8266 ESP-01 você pode utilizar o Adaptador USB Serial para ESP8266 ESP-01. Para saber mais, acesse o tutorial Programando o ESP01 utilizando o Adaptador USB Serial para ESP8266 / ESP-01.

VÍDEO EXPLICATIVO

O Vídeo 1 exibe detalhadamente a montagem do circuito e a criação do aplicativo no Blynk App.

Vídeo 1: Montagem do circuito e aplicativo para projeto Como Montar e Programar Interruptor Three Way com ESP8266-01, Módulo Relé WI-FI e aplicativo Blynk.



Obrigado a todos e qualquer dúvida deixe nos comentários abaixo!

Abraços,

Carlos Dyorgenes Silva Santana

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.