fbpx

Criando Aplicativo para Controle de cargas pela internet

Olá pessoal!

No post de hoje vamos desenvolver um aplicativo para controle de cargas utilizando um módulo relé e a NODEMCU ESP8266. Este tutorial é muito importante para quem pretende realizar algum tipo de automação, seja para controlar lâmpadas, portões, TVs, ventiladores, entre outros dispositivos.

O aplicativo será construído utilizando a plataforma Blynk, ferramenta desenvolvida para aplicações em IoT (Internet of Things) que possibilita o desenvolvimento de interfaces de controle e monitoramento de projetos de hardware a partir de dispositivos Android e iOS.


MATERIAIS NECESSÁRIOS

1 x Módulo relé;
1 x NODEMCU ESP8266;
1 x Plug macho tomada;
1 x Receptáculo/bocal para lâmpada;
1 x Lâmpada;
Fita isolante;
Fios de cobre de 2,5 mm;
Fios de jumpers.


ESQUEMÁTICO DE LIGAÇÃO DOS COMPONENTES

A montagem do circuito exige muita maior atenção, visto que trabalharemos com tensão e corrente alternada (127 ou 220 VAC). Desta forma, faça todas as ligações com o circuito completamente desligado e verifique cada uma das ligações antes de testar, a fim de evitar qualquer possibilidade de curto-circuito ou choque.
Caso você não possua experiência com esse tipo de montagem contrate um eletricista. Conecte os componentes do projeto conforme a Figura 1.

Figura 1: Esquemático elétrico.


Ao montar seu circuito preste atenção nos seguintes pontos:
• Não toque no módulo relé quando o mesmo estiver energizado;
• O módulo relé possui 3 pinos de entrada: a alimentação (VCC), o terra (GND) e o sinal de entrada (IN). A representação desses pinos encontram-se impressas na placa do módulo;
• O o pino de sinal de entrada (IN) do módulo relé encontra-se conectado à porta digital D1 (GPIO5) da placa NODEMCU ESP8266.
• A alimentação (VCC) deve ser conectado ao pino Vin da placa NODEMCU, pois a tensão de operação do módulo relé é de 5 VDC.
• O GND do módulo deve ser ligado ao GND da placa NODEMCU ESP8266;
• Parafuse um fio de cobre na porta COM e a outra no contato NO do relé. O contato NO, do inglês normally open, significa normalmente aberto e como o nome diz mantém desligada uma carga até o momento em que o relé é energizado;
• Certifique-se que tudo está ligado corretamente, conforme a Figura 1.


CONSTRUINDO O APLICATIVO NO BLYNK:

Conforme mencionado anteriormente, o aplicativo para controle de carga será construído utilizando a plataforma Blynk. Para saber mais o Blynk e como instalá-lo clique aqui.

O Vídeo 1 detalha o passo a passo da construção do aplicativo. Abra o aplicativo Blynk em seu celular e clique em “+ New Project” para criar um novo projeto. Em seguida, será aberta a tela Create New Project. Definimos Controle de Carga como nome do projeto, NODEMCU com microcontrolador e, por fim, configuramos o tipo de comunicação via Wi-Fi. Após configurar o projeto, clique em “Create”.
A seguir a tela de projeto do Blynk App será inicializada e vamos clicar no ícone representado pelo sinal “+” para incluir um Button (botão) no Widget Box.
Em seguida, clique sobre o Button (botão) para configurá-lo. Para o projeto Controle de Carga precisamos atribuir o Button ao pino digital D1 da placa NODEMCU ESP8266, fazemos isso ao clicar em “PIN”. Logo após, definimos o modo de operação do Button para Switch, para que ele opere como um interruptor.

Vídeo 1: Passo a passo para construção do aplicativo Controle de Carga.


ELABORANDO O CÓDIGO

O código que vamos utilizar para fazer o acionamento de carga com a NODEMCU e o Blynk já encontra-se disponível na biblioteca Blynk do Arduino IDE.
Para acessá-lo clique em: Arquivo > Exemplos > Blynk > Boards_WiFi > NODEMCU, conforme detalha a Figura 2.

Figura2: Caminho para acesso ao código no Arduino IDE.

Ao clicar em NODEMCU, o código abaixo será aberto.

#define BLYNK_PRINT Serial
#include <ESP8266WiFi.h>
#include <BlynkSimpleEsp8266.h>
//Auth token - para acessá-lo clique em Project Settings no Blynk app
char auth[] = "YourAuthToken"; //inclua o auth token mantendo as ""

//Informações de rede
char ssid[] = "YourNetworkName"; //Inclua o nome da rede Wi-Fi que deseja conectar. Mantenha as ""
char pass[] = "YourPassword"; //Inclua a senha da rede Wi-Fi que deseja conectar

void setup()
{
  Serial.begin(9600); //Inicialização da comunicação serial
  Blynk.begin(auth, ssid, pass); //Inicia o Blynk passando como parâmetros o auth, ssid e pass
}

void loop()
{
  Blynk.run(); //Chama a função Blynk.run
}

No código navegue até a linha char auth[]=”YourAuthToken” e substitua o texto YourAuthToken pelo auth token do seu projeto. O auth token é um código de 32 caracteres utilizado para que o servidor Blynk direcione as informações entre o aplicativo e a plataforma. Você pode visualizá-lo em seu e-mail ou clicando em Project Settings (Configuração do Projeto).
Em seguida, no trecho char ssid[] = “YourNetworkName”; substitua YourNetworkName pelo nome da sua rede WiFi, e na instrução char pass[] = “YourPassword”; inclua a senha da sua rede WiFi.

Por fim, faça o upload do código para a sua placa NODEMCU ESP8266.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.