fbpx

Instalando Driver Serial para NODEMCU com chip CP210x


Olá Pessoal!


Tudo bem com vocês?


No tutorial de hoje vamos ensinar a vocês como instalar o driver CP210x para utilização da placa NODEMCU ESP8266.


Uma das vantagens da utilização da NODEMCU ESP8266 é que este componente possui todos os circuitos necessários para fazer o ESP12 funcionar, entre eles encontra-se o conversores USB/Serial CP2102. Este circuito integrado, produzido pela Silicon Labs, é compatível apenas com especificações USB 2.0 e sua taxa de transmissão de dados é de 300 bps a 1 Mbps.


Para que você possa programar sua placa NODEMCU ESP8266 com conversor USB/Serial CP2102 é necessário ter o driver CP210x instalado em seu computador. Sendo assim, verifique se sua placa conta com esse conversor, conforme Figura 1, e vamos a instalação deste driver.

Figura 1: Conversor USB/Serial CP2102

CONECTANDO A NODEMCU ESP8266 AO COMPUTADOR


Alguns sistemas operacionais são capazes de buscar automaticamente por drivers compatíveis ao conversor USB/Serial utilizado. Para saber se o seu computador Windows consegue identificar a placa NODEMCU ESP8266 V2 vamos realizar um teste acessando o Gerenciador de Dispositivos. Uma opção para chegar neste painel é pressionar as teclas “Windows + r”. Assim que o menu executar abrir digite “mmc devmgmt.msc” sem as aspas, como se pode ser observado na Figura 2.

Figura 2: Atalho para acessar o Gerenciador de Dispositivos.

Após digitar esse comando e clicar em “OK” será aberta a tela da Figura 3. Para verificar se o driver da placa NODEMCU ESP8266 foi reconhecido navegue até a opção Portas (COM e LPT) e expanda clicando na setinha ao lado do nome. No exemplo abaixo a NODEMCU ESP8266 foi reconhecida com sucesso pela porta COM de número 5.

Figura 3: Tela do Gerenciador de Dispositivo.

Caso a placa NODEMCU ESP8266 não seja reconhecida pelo seu computador, ela pode aparecer em “Outros dispositivos”, como na Figura 4.

Figura 4: Indicador de que a placa NODEMCU ESP8266 não foi reconhecida.

Isso acontece devido à falta de um driver para a interpretação do dispositivo. Para resolver esse problema basta baixar o driver compatível a versão do seu sistema operacional disponível no link a seguir e executá-lo:


https://www.silabs.com/products/development-tools/software/usb-to-uart-bridge-vcp-drivers


Após a conclusão do download, extraia a pasta e execute o arquivo CP210xVCPInstaller. Proceda a instalação e aguarde a mensagem de confirmação, conforme a Figura 5.

Figura 5: Instalação do driver CP2102 para interpretação da placa NODEMCU ESP8266.


Com o driver CP210x instalado em seu computador, sua placa NODEMCU ESP8266 V2 já pode ser programada.

Espero ter ajudado,

Obrigada a todos e em caso de dúvidas deixe seu comentário abaixo!

Att,

Carol Correia Viana

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.